Basílico - Josimar Melo UOL Blog

Blog de Jean Claude Bernardet

26/08/2010

Wet Macula I

 

 

Estou com Wet Macula ou “degeneração macular do tipo molhado” como escreve Maria Guimarães, da revista Pesquisa, num artigo que dá vontade de ser ratinho de laboratório. Células do centro da retina vão morrendo e, como se não bastasse, a retina vai sendo revestida por uma membrana vascular formada por um labirinto de capilares proliferantes. Meu oftalmo, graças a um programa de injeções ‘in vitro’, conseguiu deter o seu crescimento mas não remover a parte já formada. Resultado disso: minha vista está numa situação precária mas relativamente estacionária, embora as células continuem a se deteriorar.

Vejo mal. Tenho uma percepção difícil da tela cinematográfica, bem como do palco, para não falar de desenhos, gravuras, águas-fortes, rendas etc.

Na minha aparência nenhum indício revela tal situação dificultosa.

Sou deficiente e preciso de ajuda, mas ninguém percebe. Pelo menos se eu mancasse... Isso cria momentos constrangedores com amigos e conhecidos, pois só identifico rostos a não mais de 40 centímetros. O melhor é que a pessoa chegue perto de mim e me diga seu nome. A primeira pessoa que teve este comportamento, numa festa, foi Maria Rita Kehl, eu lhe sou grato. Depois Samuel Leon, na rua. É um alívio, uma felicidade, escapar a essa angústia do “quem será?”.

 

 

 

 

 

Escrito por Jean-Claude Bernardet às 15h28
 ] [ regras ] [ envie esta mensagem ]

historico

busca

Neste blog Na web
Visitas Contador